top of page

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Roma, capital da Itália, herdeira do Império Romano

Roma era, no início, uma pobre aldeia e os seus habitantes simples agricultores e pastores. Situava-se no centro da península itálica, na planície do Lácio, numa região fértil, junto ao rio Tibre. Era muito cobiçada pelos povos circundantes, que atacavam-na frequentemente. Para evitar esses ataques, numa primeira fase, constituiram um exército poderoso, capaz de assegurar a defesa  e segurança da cidade. Numa segunda fase, outros valores se impuseram: a cobiça e a ambição dos seus chefes incentivaram a expansão romana.

Esta expansão desenrolou-se, principalmente, durante o período da República (509 a.C. a 27 a.C.) e culminou no séc. II d.C., já no período Imperial.

Territórios conquistados pelos Romanos

Primeiro, os romanos conquistaram toda a Península Itálica.

De seguida, conquistaram toda a bacia mediterrânica e algumas regiões da Europa, na parte Ocidental: a Península Ibérica, a Gália (atualmente, grosso modo, a França), a Britânia (sul da Inglaterra), sul da Germânia (Alemanha) e a Dácia (margem esquerda do rio Danúbio, atualmente, a Roménia). Na parte Oriental, grande parte da Ásia Menor e do Próximo Oriente, como a Síria, a Assíria, a Arménia, parte da Mesopotâmia, a Judeia, além da Trácia, da Grécia e da Macedónia.

Acrescenta-se a tudo isto, todo o Norte de África,  da Mauritânia (Marrocos) ao Egipto.

O império romano, no seu apogeu, torna-se um dos quinze maiores impérios da História da humanidade.

 

A Lenda de Roma

A lenda de Roma procura explicar a fundação da cidade, no século VIII a.C. (753 a.C.).

Reza a história que os gémeos Remo e Rómulo foram deixados para morrer numa cesta, no rio Tibre, devido a uma disputa dinástica na mítica cidade de Alba Longa. Sobreviveram à sua sorte porque foram encontrados e amamentados por uma loba (como se vê na imagem supra) e, mais tarde, por um pastor e a sua mulher, na floresta. Já adultos, e depois de algumas peripécias, receberam autorização do rei de Alba Longa para fundarem uma cidade numas colinas perto do sítio onde viveram com a família do pastor. Rómulo, tendo sido escolhido pelos bons auspícios (voo de aves), numa colina, abre uma vala à sua volta, futura muralha da cidade. Remo, gozando com o irmão, salta por cima da «muralha» mas é morto por Rómulo, que terá dito "E assim morrerão todos os inimigos que ameaçarem a minha cidade!".

E, é assim, com um fatricídio, que começa a fundação lendária da cidade de Roma.

 

O Latim como origem das Línguas Românicas
Notícias
Descoberta de um novo Caravaggio? O debate ainda só está a começar...
 

Judite e Holofernes é uma nova versão de uma cena bíblica apresentada na semana passada em Paris como sendo de autoria do pintor italiano. Mas há vários especialistas com dúvidas sobre esta atribuição...

 

In Jornal Público

Sérgio C. Andrade

19/04/2016 - 08:38

Exposições
Exposiçao de Arte: Leonardo Da Vinci. O Génio e as Máquinas - Palazzo della Cancelleria, Roma
de 30-04-2009 a 30-04-2017
 

A Exposição Leonardo da Vinci - o génio e as suas invenções - celebra o génio universal de Leonardo da Vinci, apresentando cerca de cinquenta máquinas em escala correta: máquinas voadoras, como o precursor para o pára-quedas, uma bicicleta, uma serra hidráulica e muitos outras invenções...

 

Um dos aspetos onde se vai notar mais a influência da civilização romana nas civilizações dos povos conquistados é a Língua.

O latim, a língua dos romanos, vai originar várias das línguas atuais, tais como: o castelhano, o português, o francês, o italiano, o romeno, o catalão, entre outras línguas e dialetos.

O Latim, como língua oficial do Império, vai substituir as dezenas de línguas faladas pelos muitos povos conquistados, permitindo a comunicação entre os habitantes de qualquer província imperial.

Como ver Roma
Passe Vaticano e Roma para 3 dias!
 

O primeiro cartão de tudo-incluído para alcançar os lugares de culto que permite o acesso tanto para todos os meios de transporte público em Roma (autocarro, metro A + B, eléctrico, comboio Roma / Ostia / Roma) ou em ambos os locais do Open Bus Christian Roma, válido durante 3 dias (isto é, até às 24.00 horas do terceiro dia, estampado no passe).

Depoimentos

Gostei muito deste site! Estou a pensar em visitar Roma no Verão, agora estou ainda com mais vontade para a conhecer!

"

— Beatriz Pacheco, Funchal, Portugal

"

Adoro tudo o que seja arte! Realmente, a Itália e, em particular, Roma é um sitío que vale a pena conhecer! Mas com tempo, pois há muito para apreciar e degustar. Já estive lá e adorei cada minuto. O único senão é a muita afluência de turistas em determinadas alturas do ano. Consegui contornar algumas das filas em locais estratégicos, comprando antecipadamente os ingressos pela Internet e adquirindo o Roma Pass!

"

"

— Gabriela Freitas, Guimarães

Adorei as fotos, vê-se que foram feitas com gosto e dá para observar todos os detalhes...

— Pedro Espada, Vila Real, Portugal

"

"

Roma, a cidade eterna! Simplesmente linda e espetacular!!

— Daniela Freitas,  Porto

"

"

bottom of page